Afinal de contas, o que é isto do Desenvolvimento Pessoal? O que é que envolve? Como se procede? O que é preciso? É exatamente por aqui que eu quero começar.
Em primeiro lugar, achei por bem começar pela verdadeira base que envolve todas as áreas e processos que é preciso conhecer/dominar para iniciar a caminhada daquilo que é o nosso potencial enquanto seres humanos.
Em segundo lugar, oferecer-vos uma dura e simples verdade: o Desenvolvimento Pessoal é um processo ao longo da vida. É um processo longo, doloroso e cheio de desafios. Vais enfrentar as tuas frustrações, os teus erros e os teus maiores medos. Nem tudo irá correr como sempre planeaste, o que significa que vais ser derrubado muitas vezes. Vais ter que aprender a ter noção disto e, ainda mais importante, vais ter que aprender as lições de cada queda que vais ter daqui em diante. Não tenhas medo de falhar. Não desistas porque falhaste uma, duas ou até três vezes. Não. Aprende, cresce e evolui com os teus erros e falhas. Lembra-te: às vezes, nas nossas vidas, é preciso dar 1 passo atrás para depois conseguirmos dar 2 à frente. Não te preocupes nem te foques só em querer chegar à reta final. Disfruta do processo. Celebra as tuas pequenas vitórias. Um passo de cada vez.
O que é isto do Desenvolvimento Pessoal?
O Desenvolvimento Pessoal é um processo que nos permite potenciar as nossas habilidades e competências para conquistarmos os nossos objetivos e para criarmos todas as condições necessárias que nos permitem viver uma vida bem-sucedida em todas as suas áreas. É a capacidade de avaliarmos as nossas capacidades e habilidades para podermos realizar e maximizar o nosso potencial.
Tendo em consideração o nosso desenvolvimento inicial na vida e todas as experiências formativas iniciais que realizámos no seio da nossa família e na escola que nos ajudaram a moldar-nos como adultos, não significa que o nosso desenvolvimento pessoal deva parar mais à frente na nossa vida.
Um dos motivos para investir no desenvolvimento pessoal é o facto de o mesmo permitir obter uma mentalidade mais positiva. Mas para isto, é preciso entender que a mente humana tem o hábito de criar pensamentos negativos. É uma luta e um desafio constante para nos desenvolvermos a nós mesmos para observarmos aquilo que nós conseguimos criar/realizar com as nossas qualidades e habilidades. Queres ser vitorioso nesta vida? Luta e desafia-te todos os dias. Prova a ti mesmo que tens valor. “O sucesso é 10% de inspiração e 90% de transpiração”.
Em suma, o desenvolvimento pessoal ajuda-nos a criar um verdadeiro propósito na nossa vida. Ajuda-nos a manter a nossa motivação com níveis elevados por mais tempo e dá-nos a coragem para enfrentar os nossos desafios, os nossos limites e os nossos medos para conseguirmos alcançar os nossos objetivos mais desejados na vida e que nos permite colocar em prática os nossos projetos e desenvolvê-los até ao fim.
Divisão do Desenvolvimento Pessoal
Jim Rohn, falecido empreendedor, autor e orador motivacional americano, dividia o desenvolvimento pessoal em 3 partes: Espiritual, Físico e Mental.
Espiritual
O desenvolvimento espiritual tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma consciência superior. Esta consciência é designada como uma habilidade, onde a mesma só é devidamente desenvolvida através do crescimento espiritual.
Embora algumas pessoas acreditem que o ser humano é apenas uma forma mais extensa e avançada daquilo que é a espécie animal, acredito plenamente que as nossas qualidades espirituais provem o contrário. Os nossos valores espirituais e éticos ajudam-nos a construir uma base sólida daquilo que é a nossa procura pela felicidade e pela riqueza. Nós estudamos, praticamos e ensinamos. Não podemos ser totalmente despreocupados em relação a isto, pois é isto que nos torna diferentes da espécie animal.
Físico
O corpo e a mente trabalham juntos. Para que a nossa mente tenha a resistência necessária para se esforçar ao mais alto nível, o nosso corpo também deve estar na melhor forma possível. Não podemos ter um sem o outro. É importante considerar o nosso corpo como a “casa” onde moramos. Ninguém pretende ter uma “casa” desarrumada, confusa e suja. É aqui que entra o bem-estar físico. O primeiro passo é sentires te bem contigo mesmo para poderes desenvolver a tua autoestima e a tua autoconfiança.
Outro aspeto fundamental é a aceitação da nossa aparência. Muitos de nós achamos que os outros não devem julgar-nos pela maneira como aparentamos ser. É verdade. Mas querem saber uma coisa? Eles fazem-no na mesma. Portanto, não baseiem a vossa vida naquilo que deve ou não ser. Baseiem a vossa vida em realidades. "Sê consciente de ti mesmo, mas não autoconsciente". Significa que num certo momento das nossas vidas apenas precisamos de estar conscientes de nós mesmos, cuidar de nós e deixar o resto passar.
Mental
Por último, mas não menos importante, a mente. A expansão da nossa mente, o desenvolvimento de bons hábitos de pensamento, a procura de ideias e a tentativa de encontrar maneiras para explicá-las exigem um exercício consistente da nossa mente. É preciso alongar a mente. Portanto, não tenham medo de enfrentar as coisas mais difíceis. Torna-se tudo muito mais fácil quando vamos aprendendo de habilidade para habilidade, quando vamos habituando o nosso cérebro a trabalhar de forma consistente e precisa naquilo que mais desejamos.
Por outro lado, temos o esforço mental naquilo que toca à aprendizagem do outro lado da discussão. Seja um debate na área espiritual, política, física e comportamental, não apresentem medo sobre o que pode vir do outro lado. É importante sermos fortes mentalmente para podermos lidar com os argumentos da outra pessoa e até darmos crédito à mesma com quem estamos a debater um assunto. Sim, é verdade. Mesmo não concordando com os bons argumentos da outra pessoa, não significa que os nossos se apresentem como os mais corretos. É importante sim concordar com o facto de o outro lado ter apresentado bons argumentos e bem sustentados sobre aquilo que afirmou/opinou.
Porque será o Desenvolvimento Pessoal tão importante?
Na minha opinião, dentro de muitas ideias que existem à volta deste tema, aquela com que mais me identifico é o processo de autorrealização de Abraham Maslow’s.
Maslow (1970) sugere que todos os indivíduos têm uma necessidade embutida de desenvolvimento pessoal que ocorre através deste mesmo processo.
A autorrealização refere-se ao desejo de que todos se tornem em tudo aquilo que são capazes de se tornar. Por outras palavras, refere-se à autorrealização e à necessidade de atingir todo o potencial como um ser humano único. Para Maslow, o caminho para a autorrealização envolve estar em contato com os nossos próprios sentimentos, experimentar a vida plenamente e com total concentração.
A extensão onde as pessoas são capazes de se desenvolver depende de certas necessidades serem atendidas, o que por sua vez vai dar origem a uma hierarquia. Somente quando um nível de necessidade é satisfeito, um nível mais alto pode ser desenvolvido. À medida que a mudança ocorre ao longo da vida, o nível de necessidade de motivar o comportamento de alguém a qualquer momento também muda.
No final da hierarquia estão as necessidades fisiológicas básicas de comida, bebida, sexo e sono, ou seja, o básico para a sobrevivência.
Em segundo, estão as necessidades de segurança, tanto no sentido físico como no sentido económico.
Em terceiro lugar, pode-se progredir para satisfazer a necessidade de amor e de afiliação.
O quarto nível refere-se ao atendimento da necessidade de autoestima e autorrespeito. Este é o nível mais estreitamente relacionado ao "auto-empoderamento".
O quinto nível está relacionado com a necessidade de entender. Este nível inclui ideias mais abstratas, como a curiosidade e a procura de um significado ou propósito, além de uma compreensão mais profunda.
O sexto diz respeito às necessidades estéticas de beleza, mais concretamente à simetria e à ordem.
Finalmente, no topo da hierarquia de Maslow está a necessidade de autorrealização.
Maslow (1970) afirma que todos os indivíduos têm a necessidade de se verem competentes e autónomos, tal como acredita que todos os seres humanos têm um espaço ilimitado para o crescimento.
Conclusão
O desenvolvimento pessoal é um impulso. É uma luta. É um desafio. É disso que se trata a vida.
Novos hábitos não são fáceis, mas podem ser desenvolvidos. Às vezes, quando nós desenvolvemos muito um impulso numa só uma direção, não é tão fácil mudar, mas é possível. Não é fácil, mas é possível.
A inspiração é boa, mas a inspiração deve levar à disciplina. Uma coisa é estar motivado, mas outra coisa é estar suficientemente motivado para assistir aquilo que nos faz ser pessoas melhores, ler o que nos dá o conhecimento e as skills necessárias para colocarmos em prática e repetir, repetir várias vezes, até que se torne numa parte de nós E estes são desafios. Estes são os desafios. Não são fáceis, mas também ninguém nos disse que a vida vai ser.
Vamos em frente... a superação é a meta!!!